Uma startup de tecnologia, que intermedia serviços de manutenção e reparo de eletrônicos.
Um dos seus objetivos é incentivar o hábito de reparo, para que ocorra uma diminuição de lixo eletrônico, preservando o meio ambiente. Neste projeto, construímos uma estratégia de marca, estratégia visual e identidade visual, passando por várias etapas e reuniões, até chegar no resultado final.
Os principais desafios do projeto foram:
– criar uma identidade visual que representasse todas as características e atributos da marca.
– Comunicar confiança, segurança e agilidade.
– Conceitos e traços mais modernos e tecnológicos
– Trabalhar com cores mais vivas e degradês.
– Demonstrar transparência e frescor, unir tecnologia e natureza.
– Diamante deveria estar presente.
Depois de criar vários mapas mentais, o resultado das pesquisas nos levou até o conceito do Diamante, que é a forma triangular estável do carbono e pode ser apresentado em forma hexagonal. Uma pedra resistente e dura, símbolo da durabilidade e constância. O brilho do diamante também representa verdade, pureza e perfeição. Para juntar o diamante com a tecnologia e geometria, encontramos como referência a fórmula estequiométrica do diamante, que foi a forma de partida para os esboços.
No centro é possível ver o diamante em sua forma mais conhecida, e no formato hexagonal da forma cristalizada.
O símbolo com preenchimento também lembra fragmentos quebrados sendo unidos, referência ao reparo.
Nos grafismos buscou-se trazer todos estes conceitos, criando peças que poderiam trazer tanto o conceito quanto a beleza para as composições.
O azul mais claro traz uma sensação de pureza e frescor. Estimula confiança e remete ao sucesso e liderança. Está ligado a sentimentos como, estabilidade, equilíbrio, paz, tranquilidade, verdade e limpeza. O verde, quase neon, está muito ligado a natureza, emoções de equilíbrio, saúde e frescor. No mundo corporativo ele transmite segurança, solidez e coerência. Passa sensações de calma, tranquilidade, esperança, juventude e renovação. Esse tom foi escolhido por conversar com o público-alvo definido durante as reuniões, e por combinar muito bem com o azul. O cinza e o branco ajudam a trazer uma sobriedade para a paleta, comunicam mensagens como futuro e tecnologia. Outras duas cores fazem parte da paleta para ajudar na composição dos materiais, um azul e um verde mais escuro. Ajudam a dar contraste quando necessário sem perder a identidade e a mensagem que a Daiamo pretende comunicar.
A partir desta paleta de cores foram gerados degradês, que possibilitam ainda mais o uso e fortificam a mensagem de tecnologia e inovação.
Para a Daiamo, que tem como mais presente os arquétipos do criativo, do governante e do prestativo, precisava trazer fontes que se comportassem muito bem no digital, mais tecnológicas, minimalistas, modernas, com uma atmosfera mais leve, sem perder a força e a presença. Por isso, foi selecionado para a composição do logotipo a Nexa Heavy. Uma tipografia com todas essas características, bem geométrica, minimalista, simples e básica, conversando bem com o arquétipo criativo. Foi selecionado um peso maior e fontes maiúsculas, para trazer um pouco do arquétipo do governante, mais forte e madura. Fiz também uma pequena alteração na letra M, para que tivesse uma conexão com o símbolo, os ajustes foram feitos a partir do diamante central do logotipo, gerando uma conexão visual das formas. Para a tipografia institucional, a Poppins foi a escolhida. Uma fonte geométrica, simples e acessível. A ideia era trazer uma fonte parecida com a do logotipo, porém com vários pesos para trabalhar com o material da marca e conseguir gerar contrastes. Uma família tipográfica que fosse fácil de manusear na composição de sites e materiais digitais.