João Kanieski é a marca de um Engenheiro Elétrico que oferece cursos e treinamentos sobre tecnologia de veículos elétricos.
Para essa marca, tive a oportunidade de criar uma estratégia visual de marca, que chamo de branding introdutório. A ideia aqui é utilizar meu conhecimento em branding e marketing para auxiliar novas marcas que estão surgindo no mercado a encontrar sua personalidade, tom de voz, público-alvo ideal e compreender o comportamento do mercado em que estão inseridas. Utilizando todas as ferramentas que tenho conhecimento, encontrando possibilidades de diferenciação, aplicamos tudo que for possível no projeto. Dessa forma, esse trabalho entrega mais do que apenas uma identidade visual, ele proporciona um valioso ponto de partida para que as marcas se encontrem dentro de seu próprio universo.
Após realizar todos esses estudos e descobrir quem a marca João Kanieski é ou gostaria de ser, surgiram as respostas sobre os melhores caminhos a serem tomados no projeto. Um aspecto muito importante foi a definição dos principais arquétipos de marca: criador, sábio e mago. Esses arquétipos foram de grande ajuda na seleção dos estilos de tipografia, paleta de cores, tom de voz e até mesmo no conceito da identidade.
Dessa forma, o principal objetivo deste projeto foi comunicar de maneira clara e assertiva toda a personalidade da marca. João Kanieski é uma marca do futuro que valoriza toda a evolução do passado, incorporando características como tecnologia, confiança e inspiração em seu visual.
Falando sobre as cores, a paleta foi selecionada com o objetivo de transmitir um ar tecnológico, representar a personalidade e chamar a atenção do público-alvo. Após estudar os concorrentes, referências e preferências do público, surgiram algumas possibilidades, e realizando alguns testes, optei pelo uso de amarelo, preto, cinzas e pratas, que pareciam ser ideais pro projeto.
No entanto, busquei ir além, e procurei um tom de amarelo que pudesse trazer mais conceito para o projeto. Um tom de amarelo mais esverdeado, quase neon, trazendo uma sensação de frescor e seriedade. Além disso, esse tom, próximo ao neon, está associado à tecnologia e, quando combinado com o prata, fortalece ainda mais a sensação de futurismo. Encontrando a paleta de cores com perfeito equilíbrio entre a personalidade da marca e diferenciação no mercado.
Nessa jornada, mergulhamos na busca pelas tipografias perfeitas, aquelas que refletem o tom de voz desejado pela marca. Para o logotipo e as tipografias institucionais, nossa escolha recaiu sobre famílias tipográficas que dialogam diretamente com o arquétipo do criador – tecnológicas, minimalistas e com excelente legibilidade. Afinal, como atuamos na área da educação, a eficiência na comunicação é essencial!
Quanto ao conceito, foram três pilares fundamentais que nortearam a criação do símbolo. Em primeiro lugar, o elemento profissional representado pela letra J inicial do nome. Em seguida, buscamos trazer o conceito de energia elétrica, onde a letra J foi habilmente moldada para simbolizar corrente contínua e corrente alternada – duas importantes fluxos de cargas elétricas. Essa representação é amplamente conhecida em materiais didáticos, onde a corrente contínua é representada por uma linha contínua e a corrente alternada por uma linha ondulada. Ao unir essas formas, nasce a inicial do nome da marca!
Por último, mas não menos importante, incorporamos a personalidade da marca e o tom de voz desejado para o público. O símbolo foi concebido com formas arredondadas e circulares, transmitindo uma aura amigável, acessível e agradável. Com grids em formas perfeitamente geométricas, o resultado é um símbolo com um toque futurista e tecnológico.